Muitas pessoas quando, devido à idade, têm que se reformar começam a pensar “O que é que vou fazer agora?”. Muitas delas entram num processo criativo para pensarem em algo novo que possam fazer no dia seguinte. Outras ficam encarregues dos netos até à idade de entrarem na escola, sentindo muita falta dos mesmos quando esse momento chega. Mas será que as pessoas quando se reformam perdem todas as suas competências? Quando as pessoas se reformam deixam de ser úteis para a sociedade? Questões que me levaram a pensar que era preciso dar aos reformados munícipes de Vila Nova de Gaia a oportunidade de passarem todo o conhecimento adquirido ao longo de todos os seus anos de trabalho às novas gerações.
Neste sentido, o Projeto “Gerações do Saber” consiste em integrar munícipes reformados de V.N.G de várias áreas (educação, agricultura, carpintaria, medicina, entre outros) num contexto de aprendizagem com jovens de 9/10 anos, da 4º classe do 1º ciclo. É pretendido que este projeto seja desenvolvido pelo menos numa das escolas primárias de cada freguesia ou união de freguesias. Para isto, após perceber quais são os munícipes que querem participar, irão ser feitos grupos, conforme a sua habitação, que ficarão encarregues de desenvolver o projeto numa escola. Após a formação dos grupos, estes serão responsáveis por desenvolver todas as semanas 1 sessão, com apoio da equipa técnica, para os jovens alunos.Os temas das sessões deverão ser escolhidos pelos participantes (alunos e reformados), pois este processo será construído por todos os envolvidos.
É de realçar que a escolha da escola para o desenvolvimento do projeto de cada freguesia ou união de freguesias será feita de forma aleatória, por sorteio. No entanto, se a escola selecionada não tiver disponibilidade para desenvolver será realizado outro sorteio.
O Projeto “Gerações do Saber” visa potenciar as relações intergeracionais dos participantes, no sentido de troca de conhecimento entre ambas diferentes gerações, através de um processo de aprendizagem participativo e construído. O projeto terá uma duração de 3 meses (12 semanas), ou seja, 12 sessões. É importante reforçar que o projeto terá como premissa a avaliação contínua, de modo a que tenhamos consciência de que este está a fazer sentido para todos e, se necessário, fazer as devidas alterações. O orçamento disponível para o desenvolvimento do projeto será para todo o material que seja necessário para desenvolver as atividades.
Por fim, realço a importância das capacidades do saber que o projeto pretende potenciar, tais como: o saber-saber (conhecimentos) saber-fazer (competências) saber-ser e saber-estar (atitudes e valores).