Passar para o Conteúdo Principal Top
Voltar ao início

O que é GOP+Jovem 2024?  

Explorar imagem

Orquestra Comunitária da Madalena (OCM)

Âmbito

Inclusão social

Freguesia

Madalena

Proponente

Luís Daniel Sampaio Almeida

Data Submissão:

31-03-2023

Numa época pós-pandémica, num tempo em que as relações humanas se estabelecem através dos meios digitais, principalmente na camada mais jovem, surge a ideia da Orquestra Comunitária da Madalena, um projeto de inclusão social, cultural e verdadeiramente criativo.

A Orquestra Comunitária da Madalena (OCM) pretende ser um espaço informal onde as pessoas se juntam para fazer música, espaço este de reconexão com o outro, partilha, inclusão e criação entre diferentes gerações. Todos são convidados a fazer parte desta orquestra, todas as idades são bem-vindas, músicos e não músicos, o convite é para quem tem experiência e para quem esta será a sua primeira experiência. Não é necessário qualquer pré-requisito ou conhecimento específico para fazer parte desta orquestra que pretende ser acessível a todos física e intelectualmente, basta a vontade em participar.

O convite é para todos os madalenenses e também para todos aqueles que são naturais, residem, estudam ou trabalham em Vila Nova de Gaia. O limite de participação é de 80 pessoas. O projeto consiste em criar, com a participação da comunidade, dois espetáculos completamente originais com temáticas significativas para os seus participantes, de forma a dar voz às pessoas, para que possam expressar-se através da música.

A execução do projeto consistirá em realizar sessões de exploração e criação musical entre Março e Novembro de 2024.

Estas sessões terão um formato tripartido: 1. dinâmicas de estímulo físico e mental, onde se trabalharão as relações entre participantes; 2. momentos de debate e reflexão; 3. dinâmicas de exploração e criação musical de forma descontraída. A OCM prevê a realização de duas apresentações em 2024, a primeira em Agosto, no Madalena Fest, e a segunda em Novembro, em local a definir. Se possível, o ideal seria que esta segunda apresentação se realizasse num dos espaços da Câmara Municipal de Gaia, que possua as condições técnicas, de som, necessárias. O projeto contará com 3 fases: Fase 1 - Divulgação (janeiro e fevereiro de 2024); Fase 2 - Sessões de criação musical e ensaios a culminar com a primeira apresentação pública, no Madalena Fest, em agosto de 2024 (março a agosto de 2024); Fase 3 - Sessões de criação musical e ensaios a culminar com uma apresentação pública, em local a definir, em novembro de 2024 (setembro a novembro de 2024) [Calendarização detalhada em anexo.] Foram estabelecidas parcerias com diversas associações da freguesia da Madalena: - Junta de Freguesia da Madalena - a parceria consiste no apoio na divulgação do projecto, cedência das suas instalações para a realização de sessões e ensaios e acolhimento da primeira apresentação pública no festival ‘’Madalena Fest’’ durante o mês de Agosto de 2024; - Orfeão da Madalena - a parceria consiste no apoio na execução, divulgação, participação e cedência das suas instalações para a realização das sessões e ensaios; - Agrupamento de Escolas da Madalena - a parceria consiste no apoio na divulgação, participação e cedência das suas instalações para a realização das sessões e ensaios consoante disponibilidade; - Ideal Clube Madalenense - a parceria consiste na cedência das suas instalações para a realização das sessões e ensaios consoante disponibilidade; - Grupo Folclórico da Madalena - a parceria consiste no apoio à divulgação e participação; - Associação de Solidariedade Social da Madalena - a parceria consiste no apoio à divulgação e participação; - Fanfarra Juventude da Madalena - a parceria consiste no apoio à divulgação e participação; - Associação Madalen’amar - a parceria consiste no apoio à divulgação e participação; - Lar Tavares Bastos - a parceria consiste no acolhimento do desenvolvimento do projeto nas suas instalações, com os seus residentes. Assente nos princípios da inclusão e da acessibilidade física e intelectual, a Orquestra Comunitária da Madalena, estabeleceu uma parceria com o Lar Tavares Bastos, propondo-se desenvolver o projeto paralelamente neste lar, onde ocorrerão encontros semanais de experimentação e criação musical apenas com os seus residentes, culminando também em apresentações, para que possam de igual forma, participar e usufruir do projeto.

A Orquestra Comunitária da Madalena será de participação gratuita, não havendo qualquer custo para os participantes, lar, associações ou instituições parceiras do projeto. A criação desta orquestra tem como objetivos: - promover um espaço de convívio; - promover o contacto intergeracional; - contribuir para a prevenção e melhoria da saúde física e mental; - criar um espaço seguro de partilha e experimentação; - debater e refletir sobre questões atuais, promovendo, ao mesmo tempo, uma cidadania ativa e informada; - sensibilizar para a diferença e a diversidade; - valorizar a história e experiência pessoal, contribuindo para uma melhoria da sua autoestima; - criar, através da música, um veículo de expressão individual e coletivo; - consciencializar para o impacto positivo que cada um pode ter dentro da sua comunidade; - estimular um sentido de pertença e comunidade; - gerar diálogo e movimento entre associações; - dinamizar cultural e socialmente o concelho e a sua população; - alargar o acesso à arte, dando o direito e a capacidade de participar de forma livre, plena e igual na fruição das artes e na criação do objeto artístico. Com o objetivo de gerar movimento e diálogo entre as diferentes associações parceiras e dar a conhecer as diferentes instituições que promovem uma cidadania ativa na freguesia, as sessões e ensaios acontecerão, de forma rotativa, pelos seguintes locais: Junta de Freguesia da Madalena, Escola Básica de 1.º CEB / JI da Pena, Orfeão da Madalena e Ideal Clube Madalenense. As orquestras comunitárias não são, ainda, uma prática comum em Portugal, em contraste com o que acontece noutros países da Europa, em que as orquestras comunitárias são instituições já bem estabelecidas. A criação de uma orquestra comunitária na freguesia da Madalena, em Vila Nova de Gaia, seria algo inovador e um motivo de orgulho para o concelho. [Em anexo, seguem as cartas de conforto dos parceiros da OCM, bem como a calendarização, orçamento e plano de comunicação.]