Público-Alvo: População em geral, mas desenhado especificamente para a população sénior e população com mobilidade reduzida.
Localização: Avenida da Liberdade, São Félix da Marinha
Projeto criado por Rúben Oliveira, Ana Soraia Teixeira, Pedro Costa, Fábio Oliveira, Joana Oliveira e Catarina Sousa.
Objetivo do Projeto:
Construção de um parque intergeracional que contribua para a inclusão na sociedade. O que pretendemos é que todas as pessoas se sintam parte integrante na sociedade e para isso criamos a possibilidade de utilizarem este parque independentemente da sua idade ou condição física. Através do mesmo, convidamos os São Félix Marinhenses e a população de outras freguesias a fazer exercício ao ar livre em família e em comunidade, contribuindo para a sua saúde física e mental.
Planificação/Cronograma e Parcerias:
Tendo em conta a alínea f) do artigo 2 do Gaia Orçamento Participativo Municipal 2023, "Contribuir para o desenvolvimento do concelho, reforçando a governança, investimento inteligente, a construção de resiliência e a qualidade de vida.", a nossa proposta corresponde à construção de um parque intergeracional na Avenida da Liberdade, que promove a inclusão social. Pretendemos promover a qualidade de vida da nossa comunidade, com a implementação de equipamentos fitness e diversas máquinas de exercício neste espaço. A nossa missão foca-se na criação de momentos de lazer, conforto, convívio e exercício.
A construção deste espaço originará um local de convívio e de partilha, aproximando as pessoas, fazendo-as sentir-se como parte integrante de um todo que é a freguesia de São Félix da Marinha. Consideramos necessário criar este espaço na freguesia, para potenciar as ligações de interajuda e cooperação, uma vez que acreditamos que a sociedade evoluirá se todos nós nos juntarmos e formos ativos na mesma. Além desta vertente social, procuramos criar hábitos saudáveis e que promovam a qualidade de vida da nossa comunidade. O exercício físico contribui para a saúde física e mental e este também é um dos nossos focos.
Pretende-se portanto, a instalação de circuitos de máquinas de exercício ao ar livre no espaço verde existente na Avenida da Liberdade, mais especificamente, junto do já existente parque infantil.
Em anexo, apresentamos a maquete gráfica do terreno onde será incluído os circuitos, bem como também as dimensões dos mesmos.
O fornecimento das máquinas e instalação das mesmas realizar-se-á através de uma parceria estabelecida com a empresa Relvaflor.
Através desta parceria prevemos que os custos associados a este projeto se encontrem nos valores de 27 921€. Todos os orçamentos poderão ser consultados em anexo.