O projeto "In Dance" baseia-se na concretização de workshops de dança, com especial enfoque para jovens com problemas físicos e mentais, mas aglutinando também jovens com menos possibilidades, que residam em Vila Nova de Gaia ou que, de alguma forma, estejam ligados ao concelho, frequentando estabelecimento de ensino e/ou instituição local. Será efetuado, numa primeira fase, um workshop em cada uma das 15 uniões de freguesia (para cada workshop estimou-se a participação de 30 jovens).
No que concerne ao objetivo principal destes workshops, este centra-se na promoção da inclusão e da igualdade, promovendo ainda o convívio entre todos os jovens participantes, oriundos de várias realidades diferenciadas. Durante os workshops, todos poderão experienciar e contactar com vários estilos de dança, com aulas adaptadas a todos, independentemente das dificuldades intelectuais ou motoras de cada um.
Ao longo dos vários workshops, com os passos ensinados irão sendo moldadas e construídas coreografias, que posteriormente serão apresentadas num encontro final, que será realizado no momento em que todos os workshops estiverem finalizados. Este encontro contará com a presença de todos os participantes, de todas as freguesias/uniões de freguesias (estimou-se a presença de 450 jovens participantes).
No que refere ao cronograma, será realizado um workshop em cada união de freguesia (neste caso serão executados 15 workshops), sendo que cada um terá a duração de uma manhã ou tarde inteira, dependendo da disponibilidade dos professores, do local e dos participantes. Estes workshops serão efetuados ao longo de 8 meses.
Relativamente ao encontro final, este será executado no final de todos os workshops. De modo, a ter uma melhor perceção do planeamento construiu-se um cronograma onde se encontram todos os eventos (Anexo 1).
Em relação aos locais onde os workshops podem ser realizados, pretende-se efetuar parcerias com espaços similares a pavilhões escolares e/ou municipais, de forma que os jovens tenham espaço para se movimentarem.
No que respeita ao encontro final, este será realizado, através de uma parceria conseguida, no Auditório do Centro Social e Cultural de Olival.
Por fim, tanto para a realização dos workshops como do encontro final, serão necessários profissionais de dança, os quais já deverão ter alguma experiência com este público-alvo, assim como currículo no que refere à dança inclusiva.
Parcerias:
- Auditório do Centro Social e Cultural de Olival: cedência deste auditório por parte da Junta de Freguesia da União de Sandim, Olival, Lever e Crestuma, para a realização do encontro final.
- Escolas e/ou município de Vila Nova de Gaia: de forma que os jovens com problemas físicos tenham mais espaço para se movimentarem, pretende-se realizar parcerias com as escolas e/ou com o município de Vila Nova de Gaia, para a cedência de pavilhões municipais ou escolares, ou de espaços similares a estes, para a concretização dos workshops.
- Escolas de Dança: pretende-se realizar parceria com escolas de dança de cada união de freguesias, para que os seus alunos estejam presentes, e deem apoio na realização do workshop. Esta parceria tem como objetivo potenciar ainda mais a inclusão do público-alvo em questão.