Passar para o Conteúdo Principal Top
Voltar ao início

O que é GOP+Jovem 2024?  

Explorar imagem

Reciclar Não Tem Idade

Âmbito

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Freguesia

Gulpilhares e Valadares

Proponente

Mariana Marques Moreira

Data Submissão:

24-03-2023

NOTA: VER DOCUMENTO ANEXO PARA LER DE FORMA MAIS FÁCIL A INFORMAÇÃO PRESTADA

Status: em desenvolvimento

Área de intervenção: Meio Ambiente e Sustentabilidade

Públicos-alvo: Jovens e seniores de Vila Nova de Gaia Proponente: Mariana Marques Moreira

Breve descrição O Reciclar Não Tem Idade é um projeto abrangente que pretende solucionar problemas sociais e ambientais através da promoção de um contacto intergeracional entre a população jovem e sénior. O objetivo é fomentar a participação cívica e a responsabilização ambiental através do incentivo à prática da reciclagem adequadamente. Assim, pretende-se que os jovens sejam os agentes de mudança para incentivar os seniores a incluírem no seu quotidiano uma prática sustentável. Desta forma, a nossa preocupação vai além do combate às ameaças ambientais, pois também visa tentar colmatar problemas de ordem social como o isolamento dos idosos e a solidão, que podem, muitas vezes, ser fatores de aparecimento e/ou agravamento de determinadas patologias.

Origem da ideia :a ideia do projeto partiu da consciencialização da seriedade do impacto das ações do Ser Humano face ao ambiente, bem como da perceção de que o aumento da esperança de vida e o envelhecimento populacional trazem constrangimentos como possível isolamento social, solidão, perda de mobilidade e outras patologias do foro neuropsicológico que provocam a perda de participação ativa na sociedade. Tendo em consideração estas premissas e a noção de que a juventude é cada vez mais vista como agente de mudança, promover um contacto intergeracional entre jovens e idosos com o intuito de fomentar a reciclagem no quotidiano dos seniores é uma forma de ambos os grupos se capacitarem, não tomarem uma atitude passiva face aos problemas ambientais e comunicarem para que algumas carências dos idosos sejam diminuídas.. Salienta-se ainda que esta partilha resulta também benéfica para a juventude, devido à troca de saberes com os adultos mais velhos.

O que se pretende? O objetivo é tornar a comunidade mais sustentável. Portugal caracteriza-se por ter uma população envelhecida, logo se os seniores assumirem (de “mão dada” com a juventude) a responsabilidade ambiental através da prática da reciclagem, os resultados desta simples ação podem ser muito positivos para a ação climática. Implementação do projeto e parcerias O projeto, quando implementado, tenciona que a ação dos jovens seja voluntária. Para tal, abrir-se-á inscrições para uma bolsa de voluntários, fazendo parceria com a estrutura de voluntariado municipal de Gaia - EMVIO.

Após seleção dos jovens, serão estabelecidos grupos e estes serão devidamente capacitados com formação para que quando forem passar a “mensagem” de fomento da reciclagem e incentivo à atividade cívica, este seja um processo fidedigno. A formação será dada pela SUMA (ver anexos), pois embora a SULDOURO seja a responsável pela recolha seletiva de resíduos, a SUMA dispõe de oferta de sessões de sensibilização e respondeu ao nosso pedido de parceria.

O Reciclar Não Tem Idade será implementado em Vila Nova de Gaia, paulatinamente pelas 15 freguesias do concelho. Para tal, será selecionada uma resposta social para seniores, por freguesia, para receber a sessão do projeto. Os contactos serão efetuados mais próximo da data da realização da ação, mas estão anexadas desde logo algumas declarações que já demonstram interesse na parceria, caso o projeto vença o GOP + Jovem. Além disso, salienta-se que através dos primeiros contactos via telefónica e correio eletrónico foi possível perceber grande vontade e interesse em acolher o projeto nas instituições, bem como ainda alargar o projeto a mais respostas sociais. Note-se que esta é uma forma de chegar a várias pessoas ao mesmo tempo, o que gera um movimento de “contágio” relativo ao incentivo à cidadania e reciclagem. Com o contacto feito em instituições, a mensagem estende-se aos colaboradores das mesmas o que tende assegurar uma supervisão da prática e a facilitar a sua implementação. Avaliação do impacto Após a atividade, será solicitado ao técnico da instituição que responda a um inquérito de satisfação relativamente à sessão e ao projeto.

Cronograma/Planificação Uma a duas sessões por mês durante um ano – articulando disponibilidades dos voluntários e das instituições* para receberem o Reciclar Não Tem Idade. A planificação mais concreta dependerá do início da implementação do projeto. Contudo, note-se que as freguesias a abranger serão as seguintes, pela ordem expressa: 1. União de Freguesias de Gulpilhares e Valadares 2. União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso 3. Junta de Freguesia de Arcozelo 4. Junta de Freguesia da Madalena 5. Junta de Freguesia de Canidelo 6. União de Freguesias de Santa Marinha e Afurada 7. Junta de Freguesia de Oliveira do Douro 8. Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho 9. Junta de Freguesia de S. Félix da Marinha 10. União de Freguesias de Serzedo e Perosinho 11. Junta de Freguesia de Canelas 12. União de Freguesias de Pedroso e Seixezelo 13. Junta de Freguesia de Avintes 14. União de Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma 15. União de Freguesias de Grijó e Sermonde *Declarações anexadas. Ver documento mais completo.

Recursos Para identificar a equipa: • T-shirts para voluntários – 10 un. – tamanhos M e L • Crachás para voluntários – 25 un. Para oferecer como brinde aos participantes na atividade: • Lápis infinito sustentável – 1 000 un. • Íman com dicas de reciclagem – 500 un. • Sacos de ecoponto personalizados Reciclar Não Tem Idade (papel, plástico, vidro) Para a realização da atividade: • Formação para voluntários • Materiais didáticos – garrafas, embalagens, sacos,... – reutilizados. • Impressões extra (ex: canvas, autocolantes,...) • Deslocações dos voluntários Previsão de despesas - anexado no documento, mas AINDA INCOMPLETA. Será anexado o documento final, em breve, junto com os ORÇAMENTOS IMPORTANTE: valor estimado a solicitar - está pendente dos últimos orçamentos a receber e anexar