Público-Alvo: Jovens gaienses até aos 30 anos.
Objetivo: Promover a criatividade literária e o espírito reflexivo dos jovens de Vila Nova de Gaia, promovendo o livro como ferramenta da expressão das suas Visões à comunidade.
Planificação: A minha proposta consiste na criação de uma plataforma online, com o nome "As Marcas de um Pensamento" com quatro funcionalidades associadas:
- Sediar o "Prémio Literário Jovem Gaiense": Consistirá na criação de um concurso anual de ensaios literários, produzidos por jovens até aos 30 anos (abrangendo a faixa etária da categoria "Juventude"). Exigirá a criação de um regulamento para definir os parâmetros das obras a submeter, definindo a existência, ou não, de uma temática específica para cada edição. Exigirá igualmente a constituição de um júri para avaliar as obras (potencialmente constituído por autores de língua portuguesa).
Sediar o fórum "Praça da Voz que Clama": mensalmente, seleciona-se um tema, incentivando a partilha de pequenos textos subordinados a este.
- Sediar o projeto "O conto que conta": Consistirá em, anualmente, criar uma obra, num projeto colaborativo, com o objetivo de ser publicada, sendo que o valor das suas vendas será revertido para uma causa social selecionada.
Permitirá divulgar ou organizar a realização de eventos tais como oficinas sobre a construção de texto criativo, sobre a literatura nacional e internacional, sobre o espírito e análise critica, entre outras, que se considerassem úteis para a formação de novos autores. Outro formato de eventos possível será o de entrevistas com autores e a criação de rubricas mensais dedicadas a esses mesmos autores e respetiva obra. Todas estas atividades teriam uma calendarização própria.
Parcerias: No momento da candidatura não está estabelecida qualquer parceria, porém, caso esta proposta seja vencedora, será interessante procurar estabelecer uma parceria com alguma editora local ou regional.