Passar para o Conteúdo Principal Top
Voltar ao início

O que é GOP+Jovem 2019?  

Explorar imagem

Futuro Acreditado

Âmbito

Empreendedorismo Social Jovem

Proponente

Luís dos Santos Gouveia

Data Submissão:

15-03-2019

No âmbito do GOP + Jovem 2019 (Gaia Orçamento Participativo), é proposto o projeto com o nome “Futuro Acreditado”.

O projeto segue a temática do Empreendedorismo Social Jovem e surge como combate ao elevado número de jovens que após terminar o ensino secundário, fica perdido nas suas opções vocacionais associadas com o mercado de trabalho chegando mesmo a mudar de área ou desistir após ingressar no ensino superior.

Do ponto de vista mais prático, o projeto consiste em realizar workshops que façam uma ligação bidirecional entre as empresas e os jovens do concelho de Vila Nova de Gaia. Esses workshops irão ser realizados após uma recolha de dados dos jovens estudantes relativamente às suas ambições, necessidades e preferências. Existirão dois tipos de workshops, os direcionados para as empresas, onde serão apresentados os dados resultado dos inquéritos e os workshops nos auditórios das escolas onde irão as empresas interagir com os jovens (por exemplo, fazendo uma apresentação da empresa e as suas necessidades de competências nos recursos humanos).

Duas das escolas interessadas em apoiar o projeto são a “Secundária Doutor Joaquim Gomes Ferreira Alves” (Gulpilhares, Valadares) e a “Secundária António Sérgio” (Mafamude, Vilar do Paraíso). E três das empresas que demonstraram interesse e apoiarão o projeto são a “Energaia”, a “Caetano Aeronautic, S.A.” e a “Sogrape”.