Passar para o Conteúdo Principal Top
Voltar ao início

O que é GOP+Jovem 2019?  

Explorar imagem

O futuro nas NOSSAS mãos!

Âmbito

Integração Intergeracional

Proponente

Guilherme Filipe Vieira da Rocha

Data Submissão:

15-03-2019

Através de formações dadas nos jardins de infância e nas escolas básicas e secundária, nomeadamente, a Escola Básica e Secundária de Canelas procuramos elucidar a população-alvo para tomadas de decisão em saúde promotoras de comportamentos e estilos de vida saudáveis em diferentes temáticas, tais como, a sexualidade, infeções sexualmente transmissíveis, violência no namoro, suporte básico de vida, preparação para a vida profissional, bullying, comportamentos aditivos ou saúde oral.

Objetivo: As doenças cardiovasculares são cada vez mais prevalentes na realidade portuguesa e, por este motivo torna-se fundamental combater esta problemática. Com a formação em Suporte Básico de Vida, procuramos consciencializar e tornar os jovens cidadãos mais informados e sensibilizados para esta temática. Além disso, outra das situações mais frequentes é a obesidade, sendo necessário o aconselhamento nutricional desde idades mais jovens. Atuamos ainda em outros campos, que se demonstram importantes focos de atenção como o bullying, comportamentos aditivos, diversidade cultural, igualdade de género, suicídio, relações familiares, reações de hipersensibilidade (alergias), pessoas portadoras de deficiência, higiene pessoal e higiene oral. Por último, idealizamos a realização de um workshop “Salto para a vida profissional”, no qual auxiliamos adolescentes em assuntos relacionados com o mercado de trabalho e a entrada na vida adulta em atividades como, o preenchimento do IRS e do currículo vitae, entre outros.

Os 20 mil euros servirão para despesas de deslocação, formações (incluindo materiais, presença de formadores e aluguer de locais adequados à formação em causa) e manutenção da loja física que sustenta monetariamente o projeto. Metas: - entre o primeiro e o segundo semestre concluir a maioria, isto é, 75% das formações propostas; - a presença de cinco profissionais das áreas em questão que possam dar o seu contributo; - em parceria com o agrupamento dos centros de saúde, nomeadamente a USF de Canelas, melhorar a saúde da comunidade; - em parceria com a Junta de Freguesia de Canelas identificar casos de ação social; - em parceria com as escolas melhorar o ambiente escolar, de forma a influenciar os comportamentos e estilos de vida saudáveis; - o melhorar a sede do projeto de forma a que receber a comunidade;

Publico-Alvo : Crianças e Adolescentes Tempo Necessário: 12 meses

Mais em concreto, os 20 mil euros servirão para várias despesas:

·       Deslocação, isto porque, neste momento somos 20 voluntários e pretendemos chegar pelo menos a 100 até ao final do ano corrente e para tal, irão ser necessárias despesas de deslocação para divulgação do projeto e custos de representatividade associados à mesma. Avizinha-se a cedência de um carro ao núcleo por parte da Junta de Freguesia de Canelas. Por este motivo, prevemos a necessidade de despesas associadas ao custo da manutenção e deslocação do mesmo. Até isto ser possível iremos usufruir da rede de transportes públicos e seus valores associados.

·       Os custos associados à formação justificam-se pelos seguintes aspetos: formação interna (os voluntários recrutados terão formação nas áreas do projeto a desenvolver, de forma a estarem qualificados a agir em conformidade com as várias temáticas, sendo elas, a sexualidade, infeções sexualmente transmissíveis, violência no namoro,  suporte básico de vida, preparação para a vida profissional, bullying, comportamentos aditivos ou saúde oral) e formação externa (membros do voluntariado depois de preparados para formar os alunos das instituições do Agrupamento de Escolas de Canelas)

·       Na sequência de terem sido facultadas instalações para uma loja social, é necessário criar condições para a realização de reuniões formativas e sessões de aconselhamento a casos identificados na freguesia.

 

 

 

 

 

 

Voto por SMS
Caso não esteja registado:
Envia um SMS para 4902 com o texto GOP p8 [NºBI] [Data Nascimento] Aceito
Exemplo: GOP p8 123456789 19801203 Aceito
A data de nascimento deverá estar no formato AAAAMMDD (ano, mês, dia)